4 dicas simples para decorar o apartamento

Ao contrário do que se pensa, os apartamentos pequenos podem ser tão confortáveis e bonitos quanto os espaços grandes. E isso é possível conhecendo um pouco dos conceitos de decoração de interiores, que facilitam a escolha dos elementos de composição dos espaços e te ajudam a descobrir os estilos que mais ‘casam’ com seus gostos pessoais e os de sua família.

 

Aliás, aqui no blog da Edy Planejados preparamos um artigo falando de estilos, que você lê aqui.

 

A dica é não se prender a um único modelo mas abrir espaço para que os conceitos e ideias de arquitetura e design possam te proporcionar com diferentes propostas. Até porque, não há uma regra rígida quando se trata de decoração. A intenção é conseguir a harmonia entre cores, texturas, móveis e objetos decorativos e, para isso , muitas vezes, utiliza-se mais de um estilo de decoração.

 

Confira 4 dicas simples para não errar na hora de decorar seu apartamento:

 

Planeje os móveis principais

 

Planejar os principais móveis do apartamento é estratégico, porque eles aproveitam todos os espaços de maneira inteligente. definindo protagonistas, pode-se ajustar proporções e espaço físico.

 

Criar  móveis com encaixes perfeitos e com maior capacidade de armazenamento, por exemplo, é uma etapa seguinte. Em tamanhos adequados, eles podem cumprir a função e as necessidades que você tem, conforme o funcionamento da rotina de morar.

 

Continue lendo…

 

Verticalidade

 

Aproveite os espaços aéreos e conheça as melhores formas de dar uso pra eles. Definir prateleiras, armários, nichos ou espaços verdes é eficaz e certeiro para a decoração.

 

Nos apartamentos essa eficácia é super bem-vinda, mas o projeto deve preconizar a iluminação e o fluxo, ou seja, a circulação e sensação de amplitude do espaço.

 

Nichos e prateleiras sobre portas e janelas, por exemplo, podem ser grandes ideias em lavanderias, mas o mesmo uso pode não ser o ideal na sala. Então, use a experiência de arquitetos e designers experientes para orientar o que você vai pendurar em cantos e paredes.

 

Versátil: as paletas claras

 

Não existe regra fechada para cores. Mas é fato que, ao refletir a luz, as superfícies claras trazem uma funcionalidade e ambientação indispensáveis a qualquer projeto.

 

Nos móveis planejados, essas superfícies também são super utilizadas, tanto quanto as luzes embutidas, que são praticamente consenso em projetos de decoração.

 

Luz e amplitude geram a sensação de bem estar em ambientes pequenos.

 

Vida: traga o verde para a sua vida

 

As plantas vivem bem em ambientes internos, basta saber como cultivá-las e projetar os espaços para elas.

 

Trazer o ambiente natural para dentro de casa é uma das maneiras de deixá-la muito mais aconchegante, mas é mais do que isso, as plantas podem melhorar a qualidade de vida, renovando o ar e as energias.

 

Na decoração são elementos indispensáveis. Os vasos possibilitam cultivar a comida e um jardim vertical, por exemplo, pode funcionar para a acústica ou na melhora da troca de temperatura no ambiente interno do apartamento.

 

Efetivamente, há como ter tempo para se dedicar ao cuidado das plantas com espécies que se adaptem a maior ou menor exposição à luz, exijam menos regas ou podas, para das exemplos, as suculentas e as palmeiras-ráfia são muito adaptáveis.

 

Conte com a experiência de 50 anos do time da Edy Planejados. Fale com a gente, clicando aqui.

 

You may also like

Leave a comment