Aproveite melhor o espaço dos apartamentos pequenos

Essa realidade de morar em pequenos espaços vai crescer a cada ano. Só no estado de São Paulo, um levantamento do Secovi-SP já apontou que os pequenos apartamentos já somam   uma média de 48% dos lançamentos imobiliários.

O mercado imobiliário pode sofrer variações, mas essa demanda sempre encontra adeptos que procuram por imóveis mais viáveis e sustentáveis economicamente.

Esse jeito de morar incentiva a adaptar a vida para hábitos mais leves, livres e desapegados. Então, seja qual for o estilo que irá guiar a decoração, você deve investir em gerar o máximo de conforto em um ambiente acolhedor.

 

Primeiros Passos

Tenha o necessário. Livre-se dos excessos. Morar em pequenos espaços é uma oportunidade para eliminar tudo que  está encostado, sem uso ou com uso limitado.

Móveis, livros, roupas, sapatos, utensílios domésticos. Tudo pode ser revisto para sair do cenário, deixando apenas aqueles que são realmente de uso frequente ou com valor afetivo.

A vida mais prática e econômica merece a organização com móveis planejados e a o apartamento pequeno pode oferecer o conforto de uma casa, dependendo do projeto.

 

Cores claras para revestimentos e pisos

Os revestimentos dos móveis, suas texturas, as cores das paredes e pisos podem ser escolhidos para aumentar a sensação de amplidão. Como isso também depende da luz, as tonalidades claras ajudam (e muito) no projeto de iluminação dos planejados.

Esse é o truque mais usado em decoração para os espaços considerados compactos e as paletas de cores claras complementam bem diversos estilos e cores mais fortes.

Invista também em padrões uniformes, que ajudam a valorizar o recorte e design das peças no ambiente. Depois que essa primeira etapa estiver pronta, é hora de pensar em soluções mais pontuais de decoração.

 

Então, a metragem dos móveis

Os móveis planejados parecem ter sido pensados para os pequenos espaços justamente porque aproveitam o espaço disponível de uma maneira inteligente, dentro e fora deles.

 

Integrar ambientes

Tirar a parede que divide a sala da cozinha é mesmo uma solução perfeita para ampliar o ambiente, mas o que os torna integrados é a decoração e o mobiliário. Aposte na ideia de criar espaços multiuso e reflita isso no seu projeto de móveis planejados.

 

Portas de correr

Privilegiar a circulação e diminuir os espaços de abertura e fechamento de portas. Quando você vai planejar um guarda-roupa, por exemplo, essa é a escolha primordial para projetos de apartamentos pequenos.

E você pode replicar nas portas dos quartos, banheiro e em outros espaços como a lavanderia, por exemplo.

 

Qual o melhor estilo de decoração para apartamentos pequenos?

Não há uma regra, mas os conceitos que levam à projetos mais minimalistas, tendem a ser assertivos. Tudo depende muito da dinâmica de uso do espaço, o número de pessoas e o estilo de vida.

O minimalismo é um conceito que pode ser aplicado em muitos estilos como modernos, clássicos, industrial, escandinavo, entre outros. Os objetos decorativos, cores , linhas do design também podem seguir essa tendência, realçando características que deixem o seu projeto com mais personalidade.

Aproveite para conhecer um pouco mais dos estilos que são tendência em 2019 acessando aqui.

 

Gostou das dicas?

Conte com a ajuda da Edy planejados para a confecção dos móveis que irão embelezar seu ambiente.

Fale com nossos especialistas clicando aqui.

You may also like

Leave a comment