Cozinha americana: integração, beleza e funcionalidade

Cozinhar, conversar e interagir são ações típicas de socialização em nossa cultura.

 

A comida agrega, junta, convida e portanto, ela deve ser preparada em um ambiente confortável  e atrativo.

 

Observe que uma nostalgia boa nos envolve quando sentimos o cheirinho de comidinhas deliciosas, que lembram a casa dos avós  ou mesmo de momentos especiais como natal, aniversários e reuniões de família.

 

A cozinha sempre foi e será o espaço afetivo da casa, onde temperos e aromas nos conectam às lembranças e dão sensações de conforto, acolhimento e alegria.

 

Em tempos modernos, onde a exigência é por espaços práticos e compactos, elas  acabaram isoladas de suas funções sociais e passaram a ser apenas um lugar para o preparo de refeições. Mas tem como dar esse charme antigo (e essencial) em poucos metros.  

 

Para ressignificar este espaço e devolver a importância merecida, a cozinha americana traz a integração dos ambientes. O objetivo sempre passa por conectar as pessoas e dar amplitude a área de preparar a comida. Estendê-la e  favorecer a interação.

 

Continue lendo para conhecer mais sobre o conceito de cozinha americana e descubra porque planejar é a maneira mais eficiente de integrar.

 

A cozinha americana e a decoração da sala precisam formar uma composição harmônica e funcional. Por isso o planejamento dos móveis e da iluminação são a chave para ambientar o espaço.  

 

Ao planejar os móveis, você também acaba por escolher a dedo como aproveitar a metragem pensando no uso. Designers e arquitetos são os especialistas a serem consultados para pensar e executar o projeto. Você pode falar com o time da Edy Planejados e tirar dúvidas clicando aqui.

 

Compactas ou não, a cozinha deve ser ricas em armários e soluções práticas de armazenamento, que facilitem a organização. ‘Tudo com lugar certo’ ajuda a melhorar a dinâmica do uso do ambiente, no dia a dia.

 

E Já que ela estará integrada com outros ambientes, pense em um estilo que ajude a não deixar à vista as louças, panelas, copos, caso não entenda que um projeto integrado requer disposição para manter as coisas organizadas. E o planejamento vai contribuir bastante para trazer soluções inteligentes e práticas (ao seu alcance).

 

Lofts

 

Projeto de cozinha perfeito para loft, que pode ser um espaço amplo, praticamente sem divisórias, onde a área social é totalmente integrada. Esse conceito ficou consagrado entre as décadas de 50 e 70, na cidade de Nova Iorque.

 

Edifícios antigos e industriais começaram as ser ocupados, assim como armazéns e galpões viraram projetos de lar incríveis. A cozinha integrada é um elemento presente.

 

Ambientes pequenos

 

Em apartamentos ou casas compactas, as cozinhas acabam sendo menores ainda. Para o ambiente ganhar amplitude, uma das soluções é integrar as áreas de convivência.

 

Para que o espaço fique charmoso, opte pelo planejamento dos móveis, invista na iluminação e escolha elementos decorativos para dar graça e estilo.

 

Elementos que podem guiar o projeto

 

Bancadas ou mesas integradas

As bancadas cumprem multifunção. Pode delimitar o espaço entre a cozinha e a sala; ainda servirem como apoio para as refeições.

 

E se houver espaço para criar uma bancada com boa profundidade e largura, pode receber um cooktop ou ser a base para integrar uma mesa ao redor.

Na parte interna da bancada, voltada para cozinha, pode-se aproveitar a base para armários, que garantem melhor organização.

 

O acabamento pode ser em textura de madeira, inox, granitos ou outras pedras, texturas naturais.

 

Cadeiras

A única preocupação aqui é que as cadeiras sejam apropriadas para bancadas, com altura adequada. Em bancadas mais baixas, pode-se até usar puffs ou bancos.

 

Coifas

Vale a pena investir em uma coifa de qualidade. Elas sugam a fumaça e evitam que a gordura se instale pelo ambiente. Também ajudam a diminuir o cheiro na hora do preparo dos alimentos.

 

Móveis eficientes

Os móveis  planejados dão inúmeras possibilidades para criar compartimentos inteligentes, que deixam sua cozinha mais prática.

 

Além disso, eles devem fazer parte da decoração e acompanhar o estilo dos outros ambientes, tornando-se também uma peça com valor  decorativo. Modelos lindos, com texturas variadas podem trazer charme para a cozinha planejada: pense com carinho em cada peça, pensando na funcionalidade e no espaço de circulação.

 

Iluminação

Embutir luzes, produzir pontos focais, mesclar temperaturas de luz: tudo faz parte de um projeto luminotécnico eficiente.

Em um ambiente integrado, torna-se vital para que os pontos de iluminação possam ser definidos de maneira precisa, útil e aconchegante.

 

A maioria das cozinhas geralmente recebem somente um ponto central de iluminação, o que pode deixar o ambiente cansativo. Pode-se pensar em pontos básicos de iluminação como: fogão, bancada de apoio e preparo da  alimentação ou mesa. A iluminação central pode então vir mais leve apenas como complementação, por exemplo. Consulte os especialistas!  

 

Gostou da ideia de integrar os ambientes da casa? Procure pelos profissionais da Edy Planejados e garanta um projeto bonito e eficiente para sua cozinha americana: Clicando Aqui

You may also like

Leave a comment