Móveis planejados: a melhor escolha para decorar e organizar seu escritório

A organização em um ambiente de trabalho é mais que uma necessidade – é uma exigência.

 

Os escritórios, independentemente da área da atuação, precisam de móveis específicos para manter arquivos, documentos e materiais diversos organizados estrategicamente. Isso facilita a própria dinâmica do trabalho, de atendimento à clientes, o fluxo de possíveis ajustes e a rotina.   

 

E planejar os móveis de composição do ambiente é a  maneira mais eficiente de garantir que o espaço ganhe maior otimização  e tenha uma estética elegante. Para quem está pensando em criar um visual novo para o escritório, temos um artigo sobre home-office que ajuda muito para quem vai projetar esse espaço em casa. Leia aqui.

 

A escolha certa de cores e estilos  

 

Escolha os móveis de acordo com o estilo e  que mais combinam com a proposta profissional: o que isso quer dizer? Pense no uso, a quantidade de pessoas (variável ou não, caso você receba clientes com maior ou menor frequência) e o dia a dia da empresa.

 

A definição de cores, texturas e a escolha da iluminação ideal vão impactar positivamente e trazer  uma atmosfera mais inspiradora. A maioria dos escritórios tendem a trabalhar com linhas clássicas onde as cores são mais sóbrias e neutras, mas isso não é uma regra. Nestes casos, os móveis acabam seguindo também uma tendência tradicional, o que não há nenhum problema.

 

Mas há maneiras de trabalhar essas escolhas  de modo que seus efeitos surjam mais elegantes, seja para manter um aspecto mais convencional ou para ressignificar  e torná-lo mais arrojado.

 

O proposta do branco sai dos padrões comuns, quando composto com madeira clara ou variações de cinzas, por exemplo.

Ideias para home office

 

O preto  também tem seu lugar garantido em uma decoração clássica e moderna, onde o ambiente  recebe armários grandes como livreiros, poltronas, mesas e cadeiras e o estilo é marcado por um décor robusto e sofisticado.  

Essa cor também cai bem  no estilo industrial. Em ambientes maiores ele costuma estar entre os queridinhos e os móveis compõem um visual cheio de personalidade com vigas de madeira, tijolos aparentes e cimento, com pontos de iluminação marcantes.

Poltronas e sofás podem ganhar cores como amarelo ou vermelho, sem medo de ousar. E a decoração pode ficar harmônica com tons de cinza, brancos ou tons terrosos, por exemplo. Gostou dessa ideia e quer uma super dica?

#DicaEdy: Pode desfrutar do frescor do verde, apostando no paisagismo interno, que revigora e alegra o espaço!

 

4 dicas infalíveis para planejamento correto e eficiente

 

Nós estabelecemos afinidades, criamos impressões e incorporamos conceitos por meio da imagem. Por isso, o seu ambiente de trabalho deve ser decorado com a ideia de transmitir valores, conceitos e cultura da sua marca ou empresa. Isso também contribui para que ele seja produtivo para os colaboradores e marcante para os clientes.

 

Mas antes de tudo é importante saber que, seja esse um ambiente coletivo ou individual, o projeto deve estabelecer 4 pontos fundamentais:

  • Conforto físico: Esse aspecto é fundamental, já que o tempo dedicado ao trabalho é longo e pode interferir na saúde. A ergonomia é fundamental, da postura à adequação das posições de apoio de pés e mãos. Designers e arquitetos são os especialistas em fazer isso pelo projeto. À você, basta lembrar que sem conforto não há boa produtividade.
  • Conforto psicológico: o conforto físico já contribui (muito) para este conceito, mas não só. A escolha de cores e estilo interferem na qualidade de produção do trabalho.
  • Imprimir personalidade: aqui está ‘a cara’ da empresa, o clima e o que ela pode transmitir diretamente\nte interpretado pelo projeto. Mais uma vez: conte com especialistas pra isso! Não deixe de tomar como referência a cultura e valores da empresa.
  • Organização: onde estarão mesas, armários, nichos, balcões, espaços de convivência e circulação, tudo de acordo  com as necessidades do espaço e das pessoas.

 

Itens protagonistas

 

Mesas

Podemos dizer que é um móvel protagonista e (muitas vezes) o primeiro a ser escolhido, mesmo porque ela precisa estar posicionada de maneira funcional. A partir dela definem-se os outros móveis de composição, seu posicionamento no espaço, que também serão pensados estrategicamente para deixar a dinâmica mais organizada.

Elas podem se tornar  o grande destaque quando feitas em tamanhos maiores, com acabamento em texturas sofisticadas como a laca; ou muito aconchegantes com madeira rústica.

Cadeiras

Cadeiras confortáveis são essenciais dar qualidade às horas de trabalho. Entre tantas opções que o mercado oferece, a escolha deve ser  direcionada àquelas que apresentam alto conforto e resistência, já que estas são qualidades indispensáveis para o bem estar e segurança.  

As cadeiras mais usadas em postos de trabalho são as de modelos de 5 pés e de rodízio com estabilidade.

O modelo escolhido deve ter altura ajustável permitindo que as coxas fiquem paralelas ao chão e as panturrilhas a 2 e 3 cm  do início da cadeira.

A preferência é que elas tenham bordas arredondadas, pois assim oferecem maior distribuição do peso do corpo. Além disso, o apoio deve ter 40cm de largura e ser ajustável na largura e altura.

Armários e estantes

Os armários e estantes merecem uma atenção toda especial. Planejar esse móvel é tão importante quanto escolher cadeiras e poltronas certas. Essas proporções podem definir uma organização de uma maneira eficiente e precisa.

As estantes ou armários podem ter muitos compartimentos e gavetas com dimensões apropriadas para atender a necessidade do escritório, além da opção em ter espaços abertos, fechados  ou mesclados.

Eles também podem entrar como o grande destaque da decoração ganhar autenticidade e um colorido especial, se a intenção for criar um ambiente mais moderno. Mais uma vez: consulte os especialistas para adequar o que você gosta ao mais adequado para sua empresa.  

Está na hora de modernizar seu escritório  e criar um ambiente de trabalho bonito e marcante. A Edy Planejados tem muitas proposta para valorizar seu espaço ou planejar o móvel que você precisa. Confira em nossas lojas os ambientes já projetados por nossos profissionais.

 

 

You may also like

Leave a comment