Qual a vantagem de planejar os móveis em um apartamento?

Não interessa se é grande ou pequeno, em apartamentos a grande vantagem do planejamento de móveis sob medida é utilizar os espaços de maneira inteligente.

 

Você não precisa encher o espaço com móveis e, justamente por isso, o uso e a quantidade de pessoas a utilizarem o ambiente são os pontos de partida da sua conversa com arquitetos e designers. #DicaEdy: O primeiro passo é encontrar especialistas para pensar e executar o projeto.

 

A funcionalidade e harmonização das peças, além dos acabamentos que podem dar personalidade são o que conferem uma estética marcante. #DicaEdy: Então, reúna imagens de referências das cores, estilos e até linhas de design que mais gosta.

 

Os armários, prateleiras, nichos, baús, aparadores, ilhas, todo o tipo de solução pode ser incorporada, desde que seja a escolha perfeita para a harmonia do projeto: funcional e integrada ao decór. #DicaEdy: Móveis em MDF ou MDP são de ótima qualidade e durabilidade, e os revestimentos com texturas, materiais naturais ou o brilho da laca, por exemplo, ficam incríveis!

 

Valorização do imóvel

 

Saiba que investir no planejamento dos móveis é também uma maneira de agregar valor na hora de vender ou alugar seu apartamento – grande ou pequeno.

 

Mesmo que, em princípio, essa não seja sua ideia, em algum momento essa necessidade pode surgir. E seja qual for a finalidade, a organização e os espaços de armazenamento sempre dão mais visibilidade e maior valor de mercado .

 

Suporte técnico

 

É Importante que a empresa escolhida ofereça profissionais qualificados para executar projetos eficientes e que eles ainda possam garantir o suporte técnico necessário para ajustes ou manutenção de qualidade. #DicaEdy: Lembre-se de entender as garantias incluídas na venda, execução, serviço e peças.  

 

Planejamento programado

 

É possível fazer todo projeto por etapas. Isso facilita na hora de programar o orçamento, sem que seja necessário realizar tudo de uma única vez. Você pode escolher o que será prioridade, qual ambiente, metragem e materiais para o primeiro momento/etapa, organizando pelos locais que têm maior necessidade como os armários dos quartos, por exemplo.

 

Os móveis com acabamentos e ferragens são pensados de acordo com o uso.

#DicaEdy: Isso não significa que as opções mais simples vão deixar a desejar no quesito qualidade, pelo contrário. Especialistas em móveis planejados conseguem customizar as melhores opções com custo – benefício muito competitivo. Consulte quem entende do assunto!  

 

Continue lendo e confira algumas ideias de móveis que podem ser planejados para seu apartamento

 

Áreas molhadas

 

  • Cozinha: Sendo a cozinha integrada à sala (ou não), os armários planejados são uma mão na roda! Invista na organização e praticidade do projeto.

 

#DicaEdy: Eleja as peças essenciais  para facilitar o trabalho do o dia a dia e pense a decoração a partir desse protagonismo.

 

Mesmo que você opte por modelos simples eles são vantajosos pois, aproveitam cada centímetro no espaço  para criar o móvel perfeito para esse ambiente. Em cozinhas pequenas eles ajudam a criar amplitude e contribuem para um fluxo mais livre, já que é feito com medidas exatas e proporções ideais.

 

  • Área de serviço: A área de serviço, principalmente dos apartamentos menores, costuma ser uma área integrada à cozinha ou varanda; com metragem bem reduzida. E ela parece ter sido pensada exatamente para receber armários planejados.

 

#DicaEdy: Não há móvel que se encaixe melhor e possa responder às necessidades de armazenamento de produtos do que os projetados com medidas customizadas e para um uso previamente definido.

 

Recomenda-se pensar o mesmo para eletrodomésticos como a máquina de lavar, secadora ou aspiradores, vassouras elétricas e etc. Nada disso precisa ficar à mostra. Soluções embutidas, assim como os modelos mais novos (das máquinas de lavar e secar, por exemplo) permitem que o projeto inclua a sobreposição, com prateleiras ou nichos de estrutura reforçada, sem ocupar muito espaço.

 

Banheiros

 

#DicaEdy: Balcões sob a pia desafogam a bancada e garantem que o local fique mais organizado.

 

Dá para criar gavetas com compartimentos específicos para maquiagem ou mesmo receber o cesto de roupa acoplado ao móvel. Pequenos ou grandes, os planejados, além de práticos, vão tornar seu banheiro um ambiente mais agradável, organizado e bonito.

 

Sala

 

Nesse espaço a ideia é criar um ambiente  aconchegante e confortável, já que ela é o ponto de encontro seja da família ou da turma de amigos. Nesse ambiente pode-se planejar desde detalhes como os painéis para TV, racks, cristaleiras, buffets, espaços sob escada e etc.

Móveis planejados estão nos projetos mais simples até os mais sofisticados. São facilmente adaptáveis aos diversos estilos de decoração e podem receber texturas lindas e refinadas.

 

#DicaEdy:Um exemplo de solução para apartamentos onde as áreas de cozinha e sala são integradas é a criação de painéis decorativos, que entram como divisórias no projeto. Estas estruturas podem ser móveis, garantindo que os ambientes ora se integrarem ou sejam isolados.

 

São tantas as possibilidades entre cores e texturas que o melhor a se fazer é procurar por empresas e profissionais de arquitetura e design para definir  o estilo de decoração que mais agrade e combine com a proposta do ambiente. Dá uma olhada nas dicas desse post clicando aqui

 

Quartos

 

#DicaEdy: Depois da escolha da cama, parta para o planejamento do guarda-roupa. E não se preocupe se o quarto for pequeno, você irá se surpreender e se apaixonar pelas propostas versáteis que podem ser criadas com móveis planejados.

 

E nos apartamentos, customizar as medidas é uma necessidade quando você busca solucionar a equação da falta espaço. Além disso, o quarto ganha uma estética mais elegante, sem falar nas soluções inteligentes dos compartimentos internos.

#DicaEdy: Também é possível planejar cabeceiras, criado-mudo, cômodas e até  um lugar para o trabalho ou estudo. O quarto é para crianças? Então, prepare-se para um mundo de possibilidades e lindezas para elas. Leia dicas específicas aqui.

 

Sacadas

 

As sacadas garantem frescor aos apartamentos e funcionam como grandes janelas, trazendo maior luminosidade ao ambiente. Elas também podem ter móveis planejados, sabia?

 

Grandes ou pequenas, estes são espaços que também podem assumir a função de extensão da sala e agregam o conceito de mais uma área de convívio, com espaço para mesa e churrasqueira.

 

Dá pra criar um ambiente gostoso para recepcionar os amigos  investindo em móveis confortáveis como puffs, sofás, redes. E, nestes casos, é ideal que a mesa seja uma opção planejada e possa ocupar a área sem limitar o trânsito.

 

#DicaEdy: Junto à churrasqueira é interessante também criar armários, que possam servir para guardar louças, copos entre outros objetos de uso exclusivo para essa hora. E para deixar esse cantinho ainda mais fresco e agradável, pense em ter um jardim vertical, uma pequena horta com seus temperos preferidos ou vasos de plantas organizados em nichos e prateleiras: assim você aproveita as partes altas sem comprometer a circulação.

 

You may also like

Leave a comment