Quarto de casal pode ter criatividade com móveis planejados

Na hora de definir a decoração do quarto, o aspecto mais relevante a ser pensado é sempre o de ter um ambiente que gere conforto e aconchego. Que seja um agradável convite para o descanso.

E quando chega a hora de dar uma cara nova para o quarto, saiba que é a escolha harmônica entre cores, móveis e objetos decorativos, que vai deixar o ambiente mais intimista da casa, confortável.

Pense ainda que, no quarto de casal é preciso pensar a melhor adequação dos espaços para acomodar as necessidades de cada um. Faça móveis que garantam independência na hora de sair pro trabalho enquanto o outro está dormindo, por exemplo. Pense na rotina e no uso.

O consenso sobre cores e decorações que agradam aos dois fazem o quarto ganhar uma identidade comum.

Invista em um planejamento personalizado e se surpreenda com o resultado estético e funcional no quarto.

 

Comece pelas cores

Geralmente as cores mais utilizadas em quartos de casal são  as tonalidades neutras como o bege, areia, branco, marfim, off-white, cinzas e tons pastéis.

 

Mas cores podem ser escolhidas pela preferência ou os modismos; e não há uma regra sobre precisar necessariamente um tom neutro.

 

Também é provado que as cores possuem influência em nossas emoções sendo capazes de induzir a mente ao estado de relaxamento ou atenção, introspecção ou abertura, entre outros estímulos.

 

Portanto, peça ajuda aos especialistas e, quando pensar sobre qual cor e opte por aquelas que você mais gostam e que também dão conforto visual, afinal esse é um lugar feito para recompor as energias e, fundamentalmente, descansar.

 

Defina uma cor guia

 

Determinar um tom “guia” na decoração facilita na escolha de objetos decorativos e outras composições como a cor e texturas dos móveis. E a partir dele, a paleta vem naturalmente.

 

A ideia é sempre trabalhar com cores e nuances que se harmonizam de forma delicada. Mas se quer ousar, saiba que as cores podem entrar sem problemas dentro do seu quarto.

 

A dica é que o tom escolhido ou suas nuances estejam presentes em objetos decorativos como quadros, porta – retratos, vasos , almofadas, colchas, mantas ou mesmo em uma peça única como criado-mudo, por exemplo.

 

Não se esqueça que são as combinações equilibradas que vão dar o toque especial e conferir charme, leveza e requinte.

 

Confira algumas paletas de cores e as combinações possíveis para perder o medo de errar:

 

Agora sim: hora de pensar nos móveis

 

O primeiro móvel a ser escolhido deve ser a cama, não só por ser o item principal, mas também porque ela ocupa um espaço considerável, que influenciará na definição dos outros móveis.

Em espaços pequenos, muitas vezes é difícil ter um móvel comprado (como o guarda-roupas, por exemplo) que consiga servir à necessidade do casal. Sem contar que se o armário comporta bem roupas e sapatos, ele também precisa deixar espaço pra circulação.

A melhor opção, sem dúvida é planejar os móveis, que permitem que todas as situações sejam facilmente contornáveis e possam se tornar soluções criativas!

Além disso, os móveis sob medida ampliam a possibilidade de ter um mobiliário com espaços internos maiores, melhor distribuídos e mais funcionais.

Designers e arquitetos poderão te ajudar a definir as peças que são mais adequados para compor o quarto. Pode-se pensar em criar compartimentos, como gavetões na base da cama para armazenar lençóis, toalhas e até almofadas, que ajudem a aproveitar cada cantinho para ter mais organização.

Uma outra opção muito utilizada  aos pés de uma cama é o aparador ou mesmo um móvel que sirva de apoio e seja, ao mesmo tempo, um local perfeito para guardar mantas e edredons.

 

Veja alguns elementos básicos para compor a decoração de um quarto de casal, mas que podem ganhar um novo olhar e se tornarem foco para sua criatividade!

 

Cabeceiras

 

 

As cabeceiras fazem toda diferença para dar aconchego aos modelos de cama box, seja para dar maior conforto ou para conferir estilo ao ambiente. E há um infinidade de texturas que elas podem assumir e que compõem perfeitamente com diversos elementos do quarto.

 

E se a preferência do casal for por um estilo mais clássico, as acolchoadas com capitonê são elegantes e lindas.  

 

Que tal fazer uma cabeceira funcional com nichos para guardar livros e objetos? Sempre dá pra inovar!

 

Há modelos acessíveis em tapeçaria, macramê e a cabeceira  pode também se estender para além da área da cama, criando uma moldura para luminárias de leitura nos dois lados, por exemplo. Vale ousar e verificar ideias interessantes, uma delas caberá perfeitamente em seu projeto .

 

Tapetes

Ao escolher essa peça que é um ótimo elemento de composição no décor, busque conforto, praticidade e qualidade.    Não esqueça da escolha adequada da cor!

 

Roupa de cama

Parece coadjuvante, mas não é! Vale a pena caprichar na escolha de mantas, jogos de lençóis, edredons e almofadas,  para criar um ninho acolhedor. Nada mais gostoso que se jogar em uma cama macia, que não precisa ser milimetricamente arrumada!

Vale investir em cor, texturas, materiais naturais e até dar um aspecto espontâneo e levemente ‘desarrumado’ (não tão certinho e alinhado) pra criar uma atmosfera ainda mais aconchegante.

 

Criado-mudo

Planeje o criado-mudo para compor e aproveitar o espaço do novo quarto do casal. Essa peça é muito utilizada e pode assumir formatos diferentes, aéreos, que cabem perfeitamente naquele cantinho estratégico ao lado da cama, bem à mão.

O criado-mudo  é um item quase que indispensável, pois  serve de apoio para apoiar moringa, livros, abajures além de preservar  a individualidade, já que ambos tem seus hábitos e necessidades diferentes e vão precisar de um móvel que acomode os objetos pessoais.

 

Guarda-roupa  

Um guarda-roupa planejado é simplesmente  a melhor escolha que você pode fazer. Ele pode mesmo responder a todas as suas necessidades e as do seu amor: simples assim.

Planejar em quartos pequenos também permite imprimir leveza e garantir melhor espaço de circulação. E para quem quer uma peça única, que gere um efeito especial e de destaque na decoração, há modelos elegantes e luxuosos. Confira aqui algumas ideias de guarda-roupas que a Edy planejados pode oferecer ao seu projeto.

You may also like

Leave a comment